Após decisão da Justiça, CPI da Saúde é instaurada na Câmara
O presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, instaurou durante sessão ordinária desta quarta-feira (23) a CPI da Saúde e nomeou os membros que conduzirão os trabalhos.
A instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) acontece após a 1° Vara da Fazenda Pública de Vitória da Conquista determinar, através de um mandado de segurança impetrado por vereadores da oposição, que a Câmara de Vereadores o fizesse em até cinco dias. A decisão da Justiça foi publicada ainda na manhã de ontem.
Leia mais: Justiça concede liminar e determina instauração de CPI da Saúde na Câmara de Vereadores
A Comissão será composta pelos vereadores Chico Estrella (PDT), como presidente, Alexandre Xandó (PT), como membro, e Edjaime Rosa - Bibia (UB) relator.
Estão como suplentes da Comissão os vereadores Márcia Viviane (PT), Edivaldo Ferreira Jr. (PSDB) e Nildo Freitas (UB).
O pedido de CPI foi motivado após a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagrarem em 25 de abril deste ano a Operação Dropout contra organização criminosa suspeita de ter desviado fundos federais destinados à Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista para o combate à pandemia de Covid-19.
A Comissão tem por objetivo apurar possíveis irregularidades na secretaria de saúde do município, durante a pandemia de COVID – 19, em 2022.