Vitória da Conquista recebe I Congresso Regional da AMAB

Mesa formada durante a cerimônia de abertura do I Congresso Regional da AMAB. Foto: Danilo Souza
Aconteceu na noite desta quinta-feira (13), na Coordenação do Centro Municipal de Atenção Especializada (CEMAE), a cerimônia de abertura do I Congresso Regional da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). O evento tem como tema “Atualizações do Direito e os Desafios da Atividade Judicante” e conta com a presença de desembargadores, juízes, advogados e estudantes de Direito até esta sexta-feira (14).
Este é o primeiro Congresso Regional feito pela AMAB em uma cidade do interior da Bahia. Esses Congressos costumam acontecer em Salvador. A ideia de interiorizar o Congresso foi iniciada pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Cynthia Rezende, que, posteriormente, uniu forças com o presidente da AMAB, Júlio Travessa, para realizar o encontro em Vitória da Conquista.
“O presidente da Associação dos Magistrados teve a magnífica ideia, parece que até copiou a minha, de fazermos encontros regionais da magistratura, realmente é de suma importância. Esse entendimento e essa união entre o Tribunal de Justiça e a Associação de Magistrados é muito bom, é bom para todos nós, todos no tribunal, todos os magistrados. E eu espero que nós possamos manter sempre essa simbiose. Nós possamos fazer outros encontros juntos”, comentou a presidente do TJBA, Cynthia Rezende, sobre o Congresso.
Além de participar do Congresso, Cynthia Rezende também esteve presente no projeto "TJBA Mais Perto", onde foi feita a instauração da Vara de Execuções Penais, no Fórum João Mangabeira, nesta quinta-feira (13).
Já o Presidente da AMAB, Júlio Travessa, afirmou que o processo de interiorização da Associação é uma das prioridades da sua gestão, além de confirmar que também já existem planos para incluir o Congresso no calendário anual de eventos do município.
“A interiorização da Associação dos Magistrados da Bahia tem sido uma prioridade constante da nossa gestão, isso porque entendo que a força e a representatividade da associação devem estar presentes em todas as regiões do Estado da Bahia. Este Congresso Regional, realizado em Vitória da Conquista, é um reflexo do nosso compromisso em aproximar a AMAB das magistradas e dos magistrados que atuam no interior, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e, consequentemente, as necessidades atendidas, sendo, pois, o primeiro de muitos que virão. E os senhores são testemunhas que a nossa prefeita assumiu o compromisso de nos ajudar no próximo evento em 2025”, iniciou Júlio.
Em seguida, o magistrado comentou sobre a relevância do evento e como o congresso recebeu aceitação logo na sua primeira edição, possuindo mais de 400 inscritos, segundo ele.
“Eventos jurídicos dessa magnitude são de suma importância, pois permitem uma maior democratização do acesso à informação e ao conhecimento. Promover encontros e debates em diferentes cidades não só fortalece a magistratura e a comunidade jurídica. Nós temos mais de 400 universitários inscritos, isso é muito bom, porque eles serão os promotores de Justiça de amanhã. Os magistrados e os advogados, os juristas do futuro. Mas também promove uma maior integração institucional do Tribunal de Justiça da Bahia na sociedade baiana, nas diversas regiões do Estado”, completou o presidente da AMAB.
A prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos, também esteve presente durante o evento. Em seu pronunciamento, a gestora reforçou que o fato do município estar sediando o I Congresso no interior mostra que o Tribunal de Justiça da Bahia têm buscado encurtar as distâncias.
“É uma honra para todos nós estarmos recebendo aqui hoje todas essas autoridades, desembargadores, juízes e autoridades de toda a Bahia e do Mato Grosso do Sul, é de suma importância que nós tenhamos essa relação de aprendizado. Hoje pela manhã, quando estávamos no Fórum e onde foi apresentado o “TJBA Mais Perto” e a importância que isso vai trazer para nós que estamos no interior, que estamos distantes da capital, demonstra que a senhora (se referindo a Cynthia Rezende) quer encurtar as distâncias, fazer com que os magistrados de primeiro grau tenha essa aproximação com o TJ. Isso é muito importante, porque somente quem está no interior é que sabe as dificuldades que nós passamos”, comentou Sheila.
Sheila também afirmou que, caso ainda seja a prefeita no próximo ano, não medirá esforços para que o Congresso tenha a sua segunda edição já em 2025.
“O Dr Júlio já disse que quer colocar o Congresso no calendário, viu? Então significa que em 2025 teremos um segundo Congresso. Se depender do município, Dr. Júlio, será muito bem vindo. Nós estamos aqui para fazer as parcerias”, finalizou a prefeita.