Assembleia terá 25 novos deputados em fevereiro, uma renovação de 40%
O resultado das eleições em 2 de outubro trouxe pouco menos de 40% de renovação para as cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A nova verdade eleitoral saída das urnas alterou bastante a composição na Casa. Legendas perderam cadeiras, outras aumentaram a representação parlamentar e até partidos que não estavam presentes na composição da atual legislatura conseguiram obter nas urnas uma vaga no plenário.
Serão 25 novos deputados estaduais, sendo três deles ex-integrantes da Assembleia Legislativa. Doze deputados da atual legislatura, a 19ª, não se candidataram ou concorreram a vagas na Câmara dos Deputados (seis). Diego Coronel, Leo Prates, Dal e Capitão Alden venceram e serão deputados federais na próxima legislatura.
COMPOSIÇÃO
Entre os partidos, descontando federações partidárias, o União Brasil (UB) formou a maior bancada, com dez deputados eleitos. A legenda que contava até as eleições com 12 integrantes, perdeu dois. A próxima composição do UB contará com os deputados: Pedro Tavares, Kátia Oliveira, Marcelinho Veiga, Alan Sanches, Sandro Régis, Luciano Simões Filho, Robinho, Júnior Nascimento, Marcinho Oliveira e Manuel Rocha. Os três últimos são novatos. Duas legendas conseguiram nove cadeiras em plenário, o Partido Social Democrático (PSD), e o Partido dos Trabalhadores (PT).
O PSD conseguiu um deputado, além dos oito da atual legislatura, com a vitória de Ivana Bastos, Alex da Piatã, Adolfo Menezes, Eures Ribeiro, Angelo Coronel Filho, Cafu Barreto, Eduardo Alencar, Ricardo Rodrigues e Cláudia Oliveira. Já Cafu Barreto Ricardo Rodrigues, Angelo Coronel Filho são novatos. Eures Ribeiro e Cláudia Oliveira já foram deputados estaduais em legislaturas anteriores.
O Partido dos Trabalhadores tem atualmente a maior representação partidária na Assembleia, 13 integrantes. Conseguiu eleger nove no pleito disputado. O partido fez parte da Federação Brasil da Esperança, com o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B). Ao todo, a federação conquistou 17 cadeiras. O PT reelegeu os deputados: Rosemberg Pinto, Zé Raimundo, Osni Cardoso, Junior Muniz, Robinson Almeida, Fátima Nunes, Euclides Fernandes, Maria del Carmen e Paulo Rangel.
A legenda com o quarto maior número de deputados eleitos foi o Partido Progressista (PP), que conseguiu seis vagas, mesma quantidade que possuía antes da votação. Estarão no Legislativo em fevereiro compondo a legenda: Niltinho, Nelson Leal, Eduardo Salles, Antonio Henrique Júnior, Hassan de Zé Cocá e Felipe Duarte. Hestes dois últimos foram eleitos para cumprir o primeiro mandato na ALBA.
O PCdoB, o PV e o Partido Liberal (PL) conquistaram, cada, quatro cadeiras para a 20ª Legislatura. Na Federação Brasil da Esperança, a agremiação comunista manteve todos os quatro deputados da atual legislatura: Olívia Santana, Bobô, Fabrício Falcão e Zó. Já o PV, da mesma federação e que possui agora três cadeiras, conquistou mais uma. Além da reeleição de Vitor Bonfim, Marquinho Viana e Roberto Carlos, a nova parlamentar da agremiação é Ludmilla Fiscina.
Já o Partido Liberal, que antes do pleito possuía apenas um representante, o Capitão Alden, que concorreu para a Câmara dos Deputados, elegeu quatro novos parlamentares para a 20ª legislatura: Vitor Azevedo, Leandro de Jesus, Raimundinho da JR e Diego Castro. Já o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Republicanos fizeram, cada, três cadeiras na ALBA. O PSDB ampliou as duas vagas que controlava, reelegendo o deputado Tiago Correia e dois parlamentares novos, Jordávio Ramos e Pablo Roberto. Por seu turno, o Republicanos perdeu um parlamentar, mas reelegeu para as três vagas os deputados Samuel Junior, Jurailton Santos e José de Arimateia.
Com duas cadeiras no plenário a partir do dia primeiro de fevereiro, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Solidariedade e Movimento Democrático Brasileiro, MDB, tiveram trajetórias diferentes nas eleições. O PSB, que atualmente possui quatro representantes, passará a ter dois: Soane Galvão e Angelo Almeida. Já as outras duas legendas não possuíam deputados estaduais. O Solidariedade conseguiu eleger Luciano Araújo e Pancadinha. Já o MDB elegeu Rogério Andrade e Matheus de Geraldo Júnior, sendo que Rogério já exercera o mandato de deputado estadual.
Outras cinco legendas conquistaram uma cadeira cada. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) será representado por Emerson Penalva, enquanto o Partido Social Cristão (PSC) terá Laerte do Vando. O Patriota terá Binho Galinha no Legislativo baiano, o Psol terá Hilton Coelho, e o Avante contará com Patrick Lopes. Laerte do Vando e Hilton Coelho irão em fevereiro para o segundo mandato. Os demais, portanto, são novos.