Genial/Quaest: Lula lidera 2º turno com 49%; Bolsonaro tem 41%
Fotos: Fernando Frazão e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma pesquisa contratada pela Genial Investimentos e divulgada pelo instituto Quaest nesta quinta-feira (13) para o segundo turno das eleições presidenciais mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 49% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos. O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), somou 41%.
No levantamento anterior de segundo turno feito pela Quaest e divulgado no último dia 6, Lula tinha 48%, portanto ele oscilou um ponto para cima na margem de erro; Bolsonaro manteve 41%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A opção branco, nulo ou não vai votar foi escolhida por 6% dos entrevistados; 4% responderam que não sabem.
Votos válidos
Em votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos, Lula aparece com 54%, e Bolsonaro tem 46%. Nesse critério, os dois estão com o mesmo percentual do levantamento anterior, de 6 de outubro.
O instituto também instituiu um novo modelo, chamado likely voter (eleitor provável), que identifica os eleitores com maior probabilidade de ir votar em 30 de outubro, levando em conta dados como o interesse pela eleição e o comportamento anterior do eleitor. Nesse cenário, considerando apenas votos válidos, Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%.
O instituto entrevistou 2 mil pessoas pessoalmente entre os dias 10 e 12 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-07940/2022 e custou R$ 112.865,23.