Selo Bicentenário da Independência será lançado neste domingo (9)
Os Correios lançam, neste domingo (9), o selo comemorativo Bicentenário da Independência - Presença dos Correios.
A peça filatélica faz parte da série dos 200 anos da Independência do Brasil, e trata-se do 15º lançamento de selo neste ano de 2022.
O selo a respeito da participação do serviço postal na Independência ressalta a estrutura da entrega das cartas na primeira metade do século XIX, a partir da perspectiva de como a instituição Correios, formada em 1663, funcionando com o trabalho de pessoas de ambientes diversos, que então integravam a sociedade da época.
Esta arte, que traz elementos como a administração postal, seu oficial responsável e os indígenas transportadores de carta, feita a partir de informações históricas, busca uma representação acerca do seu significado para o momento presente.
Referências historiográficas, bem como a visão e a criatividade da artista, se juntam para construir uma nova memória a respeito da participação da empresa na Independência.
Esta emissão do conjunto do Bicentenário da Independência destaca a presença dos serviços de correios na entrega de correspondências, contendo notícias e informações acerca todo o cenário que se desenrolava.
Na esquerda do selo está o desenho de um personagem com vestes coloniais entregando um malote com envelopes, e na porção direita, dois indígenas - seguindo o relato histórico que percorriam o caminho em duplas - se embrenhando pela mata.
Logo acima do personagem que contrata o serviço de entrega está um desenho de uma construção com o nome Correios, aqui retratado de forma simbólica. A técnica usada foi ilustração manual com lápis de cor.
Com tiragem de 96 mil exemplares e valor do 1º porte carta nacional (R$ 2,35 cada), os selos estarão disponíveis, após o lançamento, para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências do País.