Sucesso de público e crítica: edição histórica consolida Festival de Inverno Bahia como um dos maiores festivais de música do interior do país

Para que todo este resultado fosse possível, o Festival gerou uma média de 5 mil empregos diretos e indiretos

1099 dias. Este foi o tempo esperado ansiosamente pelo público para o retorno histórico do Festival de Inverno Bahia (FIB) em 2022. Período necessário, em função da pandemia, para que um dos principais eventos de música do país voltasse repaginado, vibrante e encantador em sua 16ª edição, encerrada com chave de ouro no último domingo, 28, com o Parque de Exposições Teopompo de Almeida lotado. Iza, Alok, Zé Neto & Cristiano e Trio da Huanna foram os protagonistas desse encerramento no Palco Principal. Estima-se que passaram pelo Parque cerca de 60 mil pessoas nas três noites de Festival. Ao todo, quase 40 atrações musicais, com cerca de 20 horas seguidas de shows simultâneos, ferveram o Palco Principal, a Vila da Música Coca-Cola, a Arena Eletro-Rock TNT e o Camarote Itaipava 100% Malte, espaços que valorizaram talentos locais, regionais e nacionais.

Durante os três dias de festa, o público de Vitória da Conquista e de diversas cidades do Brasil, especialmente de Salvador e da região Sudeste, vivenciou momentos únicos, registrados na memória e nas milhares de fotos, vídeos e stories feitos em cada canto das estruturas do FIB, mais modernas e ampliadas este ano. Espaços instagramáveis, ativações dos patrocinadores, intervenções artísticas circenses, ações de sustentabilidade e de conscientização contra a violência à mulher, gastronomia variada, negócios no FIB Shop e muita interatividade foram outros hits aplaudidos, garantindo ao público experiências sensoriais inesquecíveis.

O festival também deu um show de proteção. “Desde a chegada ao Parque até o final de cada noite, a segurança agiu realizando abordagens, revistas, identificações e garantindo a ordem no espaço. E mais: foi além das fronteiras, monitorando aeroporto, rodoviária e estradas. Para nós, foi importante que os visitantes se sentissem acolhidos e seguros para celebrar um evento deste porte, com um planejamento definido muito antes do Festival”, ressaltou o Coronel Ivanildo da Silva, comandante da CPR Sudoeste da Polícia Militar. A segurança do FIB foi formada pelas polícias Militar, Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Caesg e Esquadrão Falcão. Houve atuações com policiamento fardado, à paisana, a pé e motorizado, com cães farejadores, uso inteligente de tecnologias e com uma novidade: o sistema de reconhecimento facial.

Para que todo este resultado fosse possível, o Festival gerou uma média de 5 mil empregos diretos e indiretos. A rede hoteleira teve ocupação de 100% e muitas pessoas optaram por estadias alternativas (pensionatos, aluguéis de casas e quartos) e até buscaram refúgio em cidades vizinhas, como Barra do Choça. A agência de viagens MaxTour, parceira oficial do Festival, informou que houve aumento médio de 100% no valor de passagens aéreas e lotação em alguns voos. As passagens para via terrestre, por sua vez, tiveram aumento de 11,42% no valor de ônibus comercial e muitas linhas extras foram adicionadas em função da grande procura para Vitória da Conquista.

Toda esta movimentação intensa em torno do FIB fez o comércio atingir picos excelentes. De acordo à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista, na semana que antecedeu o Festival houve um aumento de 15% das vendas no comércio. E já na semana pós-Festival, a expectativa é de 15% a mais nas vendas por conta dos trabalhos temporários gerados, cujos salários quitados devem ser injetados no comércio na forma de compras e pagamentos de dívidas.

Comemorando, a gerente executiva da Bahia Eventos, Gabriela Gaspari, afirmou que todas as expectativas foram alcançadas, gerando, no público, um sentimento de que o Festival foi para um patamar mais elevado. “Nós entregamos para Conquista o mesmo respeito e afeto que temos recebido há 16 anos. Colocamos o FIB no lugar de um dos maiores festivais do interior do Brasil e vai continuar sendo. E o nosso papel é firmá-lo no calendário nacional”, enfatizou.

O Festival de Inverno Bahia aconteceu de 26 a 28 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. A produção da festa foi assinada pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste. O palco da Vila da Música teve a assinatura da Coca-Cola, o Camarote foi assinado pela Itaipava 100% Malte e a Arena Eletro-Rock pela TNT. O Festival contou com o patrocínio master da VCA Construtora, He-net, Uninassau e Unimed.

Comentários


Instagram

Facebook