Com a presença da prefeita, Guarda Civil Municipal realizou formatura do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente e Ronda Escolar

A solenidade aconteceu no auditório do Cemae

Na tarde desta sexta-feira (26), a prefeita Sheila Lemos realizou a certificação de dois grupamentos especializados da Guarda Civil Municipal de Vitória da Conquista: o Grupamento da Ronda Escolar (GRE) e o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama). A solenidade aconteceu no auditório do Cemae, com a presença de familiares dos formandos, membros da administração municipal e do vereador líder do governo na Câmara, Nildo Freitas.

“Há cerca de um ano e três meses, estávamos formando a Guarda Municipal de Vitória da Conquista. E em tão pouco tempo, entregamos à comunidade dois importantes grupamentos especializados. A segurança pública se constrói com muitas mãos, e é um orgulho para o município contribuir com ela, colaborando para que Vitória da Conquista tenha um dos menores índices de violência da região, especialmente em um estado tão violento como a Bahia. Desejo a todos os formandos, muita esperança para continuarem construindo uma cidade cada vez melhor”, disse a prefeita.

A Ronda Escolar é responsável por zelar pela segurança das escolas e creches municipais, tanto das instalações quanto da comunidade escolar. Já o Gama vem com a proposta de preservar o meio ambiente e possibilitar a interação segura da população com os espaços ambientais da cidade, a exemplo da Reserva do Poço Escuro e do Cristo de Mário Cravo. São 36 agentes atuando em cada grupamento, que também exercerão importante ação educativa nas escolas e na comunidade.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Cristóvão Lemos, ressaltou o avanço do órgão com o objetivo de prestar um serviço cada vez melhor para a população. “A Guarda Municipal de Vitória da Conquista está se desprendendo da sua função constitucional, que é proteger bens, serviços e instalações, e tá ingressando nas competências específicas”, disse. “É um dia de felicidade para a guarda de Vitória da Conquista e para a sociedade, estamos entregando nesse momento dois grupamentos essenciais para o serviço prestado à nossa sociedade”.

Ronda Escolar – Ao longo da formação dos agentes que integram o Grupamento da Ronda Escolar, os agentes receberam capacitações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enfrentamento à violência nas escolas, bullying e combate às drogas. Eles atuarão também dentro das salas de aulas, com palestras e outras ações de frente educativa.

“É um trabalho integrado, na realidade, porque não é apenas a atividade repressiva, é a atividade educativa, disciplinar. Então, para todos nós é um momento importantíssimo e histórico para o município de Vitória da Conquista, e vem corroborar com outras medidas que a Secretaria de Educação vem adotando, especialmente em relação à minimização da violência nas escolas como um todo”, avaliou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry.Capitão LemosUberlei RibeiroThales Mateus (à esquerda)

O comandante da Ronda Escolar, Uberlei Ribeiro, que também é professor, falou da alegria de colaborar por outra via com a área educacional: “A Ronda vem para aproximar a segurança pública da educação, porque esse segmento é o que mais ajuda no crescimento da sociedade. Ou seja, sem educação não se vive, mas sem segurança a gente não se move. Então, a Ronda Escolar vem com o intuito de cooperar com a área educacional para que o crescimento ocorra dentro das escolas.”

Grupamento Ambiental – Gestão e fiscalização ambiental, manejo e resgate de animais silvestres, primeiros socorros em áreas remotas e combate a incêndios florestais foram alguns dos campos para o qual  o Gama se especializou ao longo de sua formação, nos últimos meses.

Para a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, o trabalho do Gama será essencial para o trabalho de preservação ambiental. “Significa muito pra gente. Nós, que somos ambientalistas, lutamos todos os dias pelo bem do meio ambiente como um todo, tanto da população como da natureza. E todas as mãos, todos os braços, são bem-vindos nessa causa, na preservação, fiscalização e proteção ao meio ambiente”, comemorou.

O comandante Thales Mateus Azevedo Reis falou da expectativa de iniciar o trabalho. “O objetivo principal é de proteger o meio ambiente e educar a população, despertá-la para a importância de se preservar o meio ambiente, além de incentivar essas pessoas a conhecerem e visitarem os parques ambientais que a gente tem no município”, afirmou.

 

Comentários


Instagram

Facebook