FIB e projeto Cor-Junto preparam ações de prevenção à violência contra a mulher

A 16º edição do Festival de Inverno Bahia (FIB) abraçou essa causa ao se associar à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e ao Coletivo Cor-Junto

Foto: ASSESSORIA DE IMPRENSA FIB 2022


Coletivo artístico de mulheres de Vitória da Conquista assina ilustrações que estarão estampadas na festa com mensagens de alerta sobre violência contra mulheres

O Brasil está entre os países com maior número de agressões contra a mulher. A legislação brasileira, como a Lei Maria da Penha, prevê os diversos tipos de violência contra mulheres e estabelece punições, além de também apontar a urgência de medidas de prevenção a esse tipo de ataque, como a realização de campanhas educativas.

A 16º edição do Festival de Inverno Bahia (FIB) abraçou essa causa ao se associar à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e ao Coletivo Cor-Junto, que reúne artistas do município, para lançar uma campanha de combate e prevenção à violência contra mulheres. O Festival acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista.

De acordo com a delegada da DEAM Gabriela Garrido, a ideia da campanha é levar a temática para o ambiente do Festival com uma linguagem acessível. “Nosso intuito é que as pessoas percebam como o machismo, a cultura do estupro e os assédios fazem parte do dia a dia das mulheres”, frisa.

Para o FIB, foram desenvolvidas uma série de ilustrações que estarão estampadas em locais diferentes do Parque. Os banheiros, feminino e masculino, por exemplo, receberão ilustrações sobre como denunciar a violência, alertas sobre importunação sexual e mensagens de valorização da mulher. O FIB receberá ainda um mural instagramável idealizado pelas artistas do Coletivo. 

Garrido ainda avalia que ações como essa contribuem para o debate sobre o preconceito e os processos culturais, como o machismo, que estão na origem da violência contra mulheres.

Comentários


Instagram

Facebook