Cerca de 20 animais são apreendidos por mês em vias públicas de Vitória da Conquista e Sesep alerta sobre riscos

A quantidade de animais de grande porte soltos nas ruas de Vitória da Conquista

No Curral Municipal, os animais recebem os cuidados necessários até a retirada pelo proprietário

A quantidade de animais de grande porte soltos nas ruas de Vitória da Conquista preocupa a população e o poder público municipal. Por mês, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) realiza cerca de 20 apreensões. Mas, nos últimos dias, esse número aumentou. Para se ter uma ideia,  na última terça (23)  foram apreendidos, pela equipe da Prefeitura, sete cavalos, além de outros três capturados pela ViaBahia. O normal para cada apreensão era entre 3 e 4 equinos.

O aumento de animais nas ruas, segundo o secretário de Serviços Públicos, Kairan Rocha, pode estar relacionado à vegetação seca, muito comum neste período do ano, quando os proprietários soltam os animais pela dificuldade em alimentá-los.

“A maioria desses animais é capturada dentro do perímetro urbano e próximo às vias com alto fluxo de veículos, como a Avenida Olívia Flores e a J. Pedral. A presença deles nas ruas pode causar acidentes que resultem em dano à vida das pessoas e à saúde do animal. Por isso, pedimos atenção aos proprietários para não deixar os animais soltos ou abandonados”, destacou o secretário.

Ainda de acordo com Kairan, de segunda a sábado, três equipes motorizadas da Secretaria fazem o monitoramento para identificar a presença de cavalos nas ruas. Todos os animais apreendidos são encaminhados para o Curral Municipal, localizado na Rodovia Herzem Gusmão (BA-262). “Aqui, eles recebem alimentação e são tratados quando chegam com alguma lesão ou infestação de carrapatos ou pulgas. A gente cuida e aguarda o período de retirada do animal pelo proprietário”, explica Kairan.

Kairan alerta para perigos provocados pela presença de animais soltos ou abandonados em vias públicas

De acordo com o Código de Polícia Administrativa, os animais recolhidos devem ser retirados pelo proprietário no prazo máximo de sete dias, mediante o pagamento de multa e o ressarcimento das despesas com a manutenção. Caso esse prazo expire, o animal é doado.

A doação segue uma lista de pré-requisitos da Sesep. “Fazemos uma investigação acerca da pessoa que colocou o nome na lista para que a gente consiga beneficiar àquelas de baixo poder aquisitivo que realmente tenham necessidade do animal para auxiliar em sua fonte de renda, que vão cuidar deles e evitar que a situação de abandono se repita”, explicou o secretário.

Orientações

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) tem orientando os proprietários, a maioria carroceiros, a manterem os animais em áreas cercadas, com cercas em bom estado de conservação. É importante também que as porteiras estejam bem fechadas.

Entretanto, caso o motorista se depare com um animal de grande porte, a recomendação é que reduza a velocidade, evite o uso de buzina e faróis, e, depois de ultrapassar, sinalize para os motoristas que estão vindo em direção oposta sobre o perigo na via, além de entrar em contato com a Sesep para informar a localização do animal.

O número para denunciar a presença de cavalos, bois e vacas soltos em ruas, praças, estradas ou caminhos é o (77) 3420-7009.

Comentários


Instagram

Facebook