Intervenção artística pretende trazer nova forma de se conectar com a música no FIB22
Foto: Fabrício Filmagens/FIB 2019
O Festival de Inverno Bahia (FIB) 2022 pretende explorar ao máximo a ideia de conexão com a música. Uma das novidades para o público será a intervenção “Andar e Voar”, que conta com a direção artística de Fred Soares e uma equipe de 45 pessoas, entre artistas locais e profissionais de produção.
Em seis atos, dois a cada dia da festa, a intervenção vai ocupar os espaços do FIB com artes circenses, para levar o público a uma experiência totalmente diferente com a música. A intervenção será realizada nos intervalos dos shows do Palco Principal. O Festival acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista.
Além do produtor e diretor Fred Soares, a ação conta com o Grupo Cabrió, iniciativa conquistense voltada para as artes circenses, e coreografia de Rebeca Cruz. Fred tem larga experiência com projetos de música e artes cênicas.
Figuram em seu currículo a realização do Catálogo Brasileiro de Teatro, a direção de espetáculos no Rio de Janeiro e na capital baiana, shows, gravação de DVDs, clipes e programas de TV, como o Som Brasil, Toma Lá Dá Cá e Amor & Sexo, todos da Rede Globo. Fred tem formação em Relações Públicas e em Direção de Arte, além de pós-graduação em Direção Audiovisual.
O diretor explica que grandes festivais de música buscam oferecer “muito mais que atrações no palco. Querem oferecer vivências, experiências”. Para ele, o FIB está num processo de reinvenção, que o insere no circuito dos grandes festivais do país.
Fred falou da alegria em receber o convite para dirigir o projeto de intervenção e parabenizou a organização do FIB por abraçar os artistas locais – malabaristas, contorcionistas, palhaços, pirofagistas, mestres de cerimônia e músicos. “É uma grande experiência que nós estamos ofertando a esses artistas, de se relacionarem com outros profissionais e com novos talentos”, enfatiza Fred.