CONQUISTA: Ocupação de rede hoteleira segue em alta para o Festival de Inverno Bahia
Foto: Divulgação
Principais hotéis e pousadas de Vitória da Conquista estão com reservas esgotadas. Público que vem de fora ainda encontra opções de acomodação em plataformas on-line ou hospedagem solidária
Um dos maiores eventos de música do Nordeste, o Festival de Inverno Bahia (FIB) está movimentando a economia de Vitória da Conquista, cidade onde a festa acontece. A menos de um mês da realização da 16ª edição do FIB, os principais hotéis e pousadas já não têm vagas para reservas nos dias da festa – 26, 27 e 28 de agosto. Um famoso site de reserva de acomodações informa que 95% das vagas em Conquista estão indisponíveis nas datas do Festival.
Quem vem de outras localidades e não garantiu hospedagem ainda encontra opções em plataformas digitais de reserva, como é o caso do Airbnb. A diária de locação de um espaço inteiro, como um apartamento, pode chegar a R$ 1.700,00. Existem outras opções mais em conta, como alugar apenas um quarto.
Também é comum as pessoas divulgarem sites alugando imóveis, pensionatos ou quartos somente para os dias de Festival (não existe um guia único, mas vale buscar no Google utilizando as palavras-chave específicas).
Além desses, é possível encontrar hospedagem na cidade vizinha, Barra do Choça. Danilo Rocha, coordenador de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura da Barra, explica que o município possui uma “boa quantidade de hotéis-fazenda e temos realizado um mapeamento de nossas trilhas, hospedarias e restaurantes com um olhar bastante diferenciado, justamente para atender as pessoas de Vitória da Conquista e de fora que buscam hospedagem com qualidade na Barra do Choça durante o Festival”.
Outro setor que segue aquecido com a proximidade do FIB é o comércio conquistense. A estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é um aumento de 15% nas vendas neste período.
De acordo com a direção da entidade, o Festival já faz parte do calendário comercial do mês de agosto. Os lojistas, principalmente dos setores de vestuário, calçados, assessórios e cosméticos, preparam, todos os anos, estoques para o evento.