Uesb oferece atendimento farmacêutico à comunidade com o “Farmácia Escola”
Foto: Divulgação/Uesb
Com o objetivo de contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças e de outros agravos, a Uesb, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jequié, dará início ao projeto “Farmácia Escola”.
A proposta é criar um laboratório de cuidados farmacêuticos direcionado à comunidade, além de contribuir com a formação e qualificação de estudantes da área de Farmácia e profissionais formados.
No projeto, serão disponibilizados diversos serviços à comunidade, como o acompanhamento farmacoterapêutico; a aplicação de medicamentos injetáveis; a conciliação medicamentosa; a educação em saúde; a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brinco; a revisão da Farmacoterapia; exames bioquímicos e imunológicos (determinação capilar do teor sanguíneo de glicose e de Covid-19); e a verificação de pressão arterial e de temperatura corporal.
Ação didática especializada de ensino, pesquisa e extensão, a iniciativa busca criar um Laboratório Piloto de Consultório Farmacêutico.
O “Farmácia Escola” conta com atendimento de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, uma colaboração da Uesb com o Hospital Geral Prado Valadares, além da contribuição de discentes e docentes de disciplinas, de projetos de extensão e de estágio supervisionado da Universidade.
O projeto observará alguns critérios de risco para o atendimento de pacientes. Entre eles, será considerado a utilização de vários medicamentos simultaneamente (cinco ou mais medicamentos diferentes por dia), problemas de adesão à Farmacoterapia e, ainda, o internamento uma ou mais vezes nos últimos seis meses.
Depois, entram na lista de critérios os pacientes que deixaram de adquirir qualquer um dos medicamentos prescritos, por conta do custo ou dificuldade de acesso; aqueles que realizam acompanhamento com dois ou mais profissionais médicos; os que tratam várias doenças ou problemas de saúde simultaneamente; os que se automedicam; e aqueles que necessitam de avaliação de interações medicamentosas e com suspeita de reação adversa a medicamento.
A iniciativa está sendo realizada no Centro de Saúde de Jequié. Para mais informações, entre em contato com o Colegiado de Farmácia pelo e-mail ccfarmjq@ursb.edu.br ou pelo telefone (73) 3528-9739.