CONQUISTA: Mulheres do agronegócio são destaque em dois espaços do ENEL
Foto: DIvulgação
“Hoje, estamos aqui para provar que queremos conquistar espaço e voz. Conseguimos”. Foi assim que Sônia Bonato, diretora da Aprosoja (GO), definiu a atuação das mulheres no mercado agro. Sônia, que também é sócia vitalícia da ABCZ e embaixadora do Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio, foi uma das palestrantes do painel Mulheres que Movem o Agro, realizado no Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL).
Para a palestrante, as mulheres têm características que são diferenciais para o setor. “Precisamos falar dos desafios das mulheres dentro e fora da porteira. É difícil? É difícil! Mas nós mulheres temos um carinho, um olhar diferenciado com todo o mercado e, principalmente, a determinação de fazer aquilo que a gente quer fazer”, destacou.
O painel possibilitou troca de experiências entre as palestrantes e o público, em sua maioria formado por mulheres. Paula Garcia, coordenadora do Agro do Bem Região Sul, destacou a importância do incentivo entre as mulheres. “A mulher tem crescido a cada dia e precisamos que todas entendam que nós podemos. Mais mulheres precisam participar ativamente do mercado agro e fazer a diferença. É por isso que nós estamos aqui, deixando a nossa marca e conquistando novas possibilidades de trabalho”, ressaltou.
Elenita Garcia, secretária de Agricultura de Teixeira de Freitas, da plateia estava atenta às discussões. Para ela, o painel foi uma oportunidade de destacar o trabalho que vem sendo realizado pelas mulheres. “Tema muito importante e é possível observar aqui neste painel que a mulher vem tomando o espaço que realmente merece, mostrando o lugar que ela ocupa há muito tempo. Esse cenário está sendo fortalecido”, concluiu a secretária.
Mulheres e o mercado da inovação
As mulheres também foram o centro das discussões na Arena de Inovação durante a tarde do terceiro dia do ENELa. A palestra “Mulheres empreendedoras e os desafios no ecossistema de startups” foi ministrada pela estrategista de negócios, Dayse Alexia.
Durante a apresentação, foi exposto um histórico de como as mulheres vem atuando no empreendedorismo, nos diferentes setores, e quais espaços estão sendo ocupados. Para a palestrante o maior objetivo é traçar metas a serem alcançadas. “O principal é saber onde nós mulheres queremos chegar, a um par de igualdade e principalmente reconhecimento para o que fazemos. E onde tem mulheres, as estatísticas mostram que existe um diferencial e um grande impacto nos negócios”, concluiu a estrategista.