Saiba quando a tecnologia 5G chega em Salvador e em outras cidades da Bahia
Foto: Rodrigo Carvalho/PMF/Reprodução
Com a chegada do 5G em Brasília na última quarta-feira (6), outras cidades se preparam para receber a tecnologia. Na capital baiana, a expectativa é de que a rede comece a funcionar até o dia 29 de setembro deste ano, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A quinta geração de internet móvel, o 5G, promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo (saiba mais abaixo).
Para ter acesso a esse tipo de rede, primeiro é necessário ter um celular compatível com a tecnologia. Em julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados (confira aqui a lista). Há aparelhos partindo de R$ 1,3 mil. Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G.
De início, o prazo para implantação do 5G em todas as capitais era até 31 de julho, mas dificuldades logísticas fizeram com que a data-limite fosse adiada. Para os municípios que não são capitais, como o caso de Feira de Santana e Vitória da Conquista, a previsão de instalação é para o final de 2023.
G1