Vitória da Conquista recebe Circuito Bahiagás de Música; confira a data de lançamento do projeto
Foto: Divulgação
O lançamento do Circuito Bahiagás de Música será no próximo dia 8 de julho, às 19h, no La Pança Beco Cultural. O objetivo do projeto é apoiar espaços de circulação e apresentação de músicos de Vitória da Conquista e região Sudoeste. O Circuito contará com apresentações de atrações musicais em diferentes espaços da cidade. Quem sobe ao palco nesse dia é Forró do Mariá e o cantor Peu Passos. A programação completa será divulgada em breve.
A ideia da iniciativa surgiu a partir de uma demanda do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) apresentada ao governo estadual. De acordo com Waldir Soares, presidente da Casa da Cidadania, “o deputado Fabrício discutiu com a gente a possibilidade de um projeto que apoiasse espaços e artistas conquistenses. Abraçamos a proposta e, com o apoio dele, conseguimos esse resultado incrível”.
O músico e compositor Vítor Mariá e o sanfoneiro Tom Gaiteiro compõem o Forró do Mariá. A dupla promete um revival do clima de São João, ainda fresco na memória do público. Vítor destaca que o Circuito “abre espaço para mostrarmos o nosso trabalho, principalmente nós que defendemos a bandeira do forró”. Já Peu Passos ressalta que, apesar da cena cultural conquistense ser dinâmica, falta incentivo aos artistas, e projetos como esse acabam cumprindo a função de estímulo à arte.
Waldir Soares aponta que Conquista é um dos mais importantes centros de cultura da Bahia. “Temos representações em praticamente todos os campos da arte. É preciso valorizar e apoiar o desenvolvimento de uma economia da cultura em Conquista. Por isso, lançamos o Circuito”, detalha Waldir.
O coordenador do projeto, o músico Geslaney Brito, detalha que o Circuito será um espaço de celebração, “sobretudo com ares de retomada da fruição”. Já para o empresário e músico Alan Rocha o projeto é uma importante valorização de artistas locais. “Nós do La Pança Beco estamos felizes com a parceria, principalmente pelo reconhecimento de nosso espaço como casa de cultura, responsável também pela formação de público”, afirma Allan.