Segunda edição do projeto Partiu Testagem Nas Escolas contemplará 40 escolas da rede pública
A Vigilância Epidemiológica (Viep) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando mais um ciclo do projeto “Vigilância ativa Covid-19 na Rede Pública de Educação do Estado da Bahia – Partiu! #TestagemNasEscolas”, nas unidades escolares da rede pública municipal e estadual de Vitória da Conquista, com articulação das secretarias de municipais de Saúde e Educação e Núcleo Territorial de Educação (NTE).
O projeto, que é coordenado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foi iniciado como um piloto em novembro do ano passado e oito unidades escolares participaram dos inquéritos seriados, sendo cinco unidades da rede municipal e três da rede estadual, com 875 participantes em três ciclos de testagem para Covid-19.
No ano passado, foram testados, de forma voluntária, alunos e funcionários assintomáticos, por exame de RT-PCR. Das 875 pessoas testadas no projeto piloto, apenas 0,22% tiveram resultado detectável para Covid-19; 0,22% resultado inconclusivo; e 99,56% com resultado não detectável.
De acordo com a coordenadora da Viep, Amanda Maria Lima, este ano, o projeto foi ampliado para 40 unidades escolares com o objetivo de manter as medidas destinadas ao controle do risco sanitário Covid-19 na comunidade escolar e minimizar os riscos de casos ou surtos da doença dentro das escolas.
As 20 primeiras escolas já estão participando dos três ciclos de testagem nesse primeiro semestre e as outras 20 serão contempladas no segundo semestre, nos meses de agosto, setembro e outubro. Estão sendo testados estudantes e funcionários voluntários, que estão participando das atividades presenciais. Os estudantes só realizam coleta mediante o consentimento dos pais ou responsáveis.
“Essa realização de ciclos de testagem possibilitará o monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 nas unidades escolares e a adoção das medidas de prevenção e controle da COVID-19, em tempo oportuno”, afirmou a coordenadora da Viep.
Em casos de resultados positivos na testagem, serão adotados os protocolos sanitários em trabalho conjunto entre a saúde e a educação, com o isolamento e monitoramento dessas pessoas, bem como rastreio de possíveis casos que tiveram contato direto.