CONQUISTA: Projeto de bike acompanha e ensina jovens oriundos de comunidades periféricas a pedalarem e competirem profissionalmente

Além de ser uma ação que visa transformar vidas e melhorar a socialização através do pedal, é um trabalho que tem a intenção de ampliar horizontes

Foto: Divulgação


São inúmeras as ações que atestam o quanto o esporte, de um modo geral, é importante para a formação humanista do indivíduo, a manutenção da saúde física e mental, o desenvolvimento econômico e a promoção social, seja individual ou coletiva. Os grupos de bike de muitas cidades no Brasil têm trabalhado para esta finalidade, seja oferecendo emprego e renda para homens e mulheres socialmente desassistidos - como de mecânica em oficinas de bicicleta - ou realizando projetos de melhoramento da mobilidade urbana e ações que promovem inserção social. 

O projeto Periperi Race Team, em Vitória da Conquista, é uma destas iniciativas que estão despertando a atenção da comunidade e de investidores em ações de valorização da vida através do esporte. Capitaneado pelo professor de bike Herik Montoia, a ação nasceu em 2019 com o nome “Bike School”, voltada para técnicas de pilotagem, e hoje acompanha, orienta e ensina seis jovens de 14 a 17 anos, provenientes de comunidades periféricas de Vitória da Conquista, a pedalarem e a competirem profissionalmente, ao mesmo tempo em que trabalha para afastá-los de situações ou condições comprometedoras na vivência das ruas. “O projeto passa para os garotos um código de comportamento, uma disciplina e uma noção de responsabilidade e de comprometimento que vão servir para tudo na vida deles”, afirma Herik Montoia. 

Foto: Divulgação

Os treinos acontecem no alto da Serra do Periperi, cinco dias por semana, em pista que faz parte do circuito oficial de trilhas para pedaladas, seguindo as recomendações estabelecidas para a categoria XCO, do estilo mountain bike. Esta estrutura, que também conta com investimento de patrocinadores, assistência odontológica, suporte de fisioterapeuta e acompanhamento psicológico e nutricional, já tem rendido frutos, como excelentes pódios em campeonatos baianos. “Esse projeto tem sido muito importante na minha vida. Praticamente me tirou das ruas e eu me tornei um atleta vencedor”, conta Gustavo Teixeira, de 14 anos, participante do projeto e que, em 2021, sagrou-se campeão baiano na categoria infanto-juvenil do Campeonato Baiano de XCO (em etapa única).

Além de ser uma ação que visa transformar vidas e melhorar a socialização através do pedal, é um trabalho que tem a intenção de ampliar horizontes, tanto quanto aquele que é visto no alto da Serra do Periperi durante os treinos: alcançar pódios nos campeonatos de bike estaduais, nacionais e até internacionais. Para isso, o investimento público e privado se faz necessário. “É um projeto de grande relevância, por ser uma ação social, por envolver uma transformação na vida de jovens que têm diversas carências, por ser voltado ao esporte e por estar próximo de nós. Eu sou atleta e sei o quanto investir nesta ação contribui para a sociedade”, afirma Marco Cardoso, diretor de Operações da Megaferro e sócio-idealizador do projeto Siga a Trilha, confirmando a participação de todos os garotos do Periperi Race Team num grande evento de mountain bike previsto para os dias 01, 02 e 03 de julho em Vitória da Conquista. 

O Periperi Race Team conta com apoio e patrocínio da Megaferro, do projeto Siga a Trilha, de Dantas Bike, da Uninassau e de Franklin Almeida Consultoria Esportiva.

Comentários


Instagram

Facebook