CONQUISTA: Plano de Intervenção no Ecossistema de Inovação do município é apresentado à prefeita
Foto: Secom PMVC
Vitória da Conquista passa a contar com um Plano de Intervenção no Ecossistema de Inovação, elaborado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que traz um conjunto de estratégias para o fortalecimento do empreendedorismo, da tecnologia e da inovação, metas perseguidas pela gestão para o avanço do desenvolvimento do município.
O documento foi apresentado à prefeita Sheila Lemos na tarde desta terça-feira (3) por uma comitiva formada pela gerente regional do Sebrae, Josinete Viana, pelos secretários de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Júnior, e de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, além do coordenador do Hub Conquista, Victor Dutra, e da coordenadora do Núcleo de Projetos da Prefeitura, Rosênia Tavares.
“Neste plano foram verificadas as potencialidades do municipio, quais as suas vocações, principalmente na área de inovação. É de uma grande utilidade no planejamento do futuro de Vitória da Conquista. Como governo, já estamos gestando uma lei municipal de inovação que realmente possa atrair empresas de inovação. O que nós queremos é ser uma cidade exemplo na Bahia”, afirmou a prefeita.
Segundo o secretário Edivaldo Júnior, tanto a sociedade civil como instituições e empresas participaram desse planejamento que vai auxiliar as ações do Governo Municipal. “Esse é o primeiro passo para que o município venha desenvolver todo o seu potencial em relação ao empreendedorismo. E ele vai ajudar muito a Secretaria de Gestão e Inovação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico nas ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano”, comentou.
E transformar o planejamento em ação foi a tônica dada pela gerente do Sebrae, que disse estar muito feliz com essa entrega para a sociedade conquistense. “O documento tem vários olhares e várias mãos e nele entendo que a gente reflete o potencial de Vitória da Conquista, mas também nos provoca a agir com algumas iniciativas que podem alavancar ainda mais esse potencial que Vitória da Conquista possui”, ponderou Josinete.
Foto: Secom PMVC
Ecossistema sólido de inovação
Dividido entre Plano Estratégico do Ecossistema e Plano Estratégico Setorial, o documento, encomendado pelo Sebrae-Ba e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio/BA), apresenta sete estratégias compostas por objetivo; prazo de execução; o que alcançar em cada marco temporal e responsabilidades.
Para Victor Dutra, do Hub Conquista, a cidade tem dado passos firmes e consistentes na construção de um ecossistema sólido de inovação. “A parceria entre governo, universidades, empreendedores e a sociedade é muito importante para que a gente se torne uma cidade cada vez mais tecnológica, mais empreendedora, mais inclusiva. E o projeto da Lei de Inovação, a criação da Secretaria de Gestão e Inovação e a parceria entre a Prefeitura e o Hub Conquista para implantação do polo tecnológico são evidências dessa maturidade”, elencou.