CONQUISTA: Mesmo com manifestação, Prefeitura deve continuar com faixa exclusiva para ônibus
O primeiro dia da faixa exclusiva para ônibus, na Rua Siqueira Campos, em Vitória da Conquista, não agradou comerciantes e motoristas. Além de gerar um engarrafamento longo, quem tem lojas no local também estão preocupados com a situação.
Os 880 metros da via entre a Praça Crésio Dantas Alves (Praça da Normal) e a esquina da Rua Coronel Gugé estão sendo utilizados em caráter experimental. Contrários a medida, vários comerciantes protestaram e bloquearam.
Em entrevista Ao Vivo ao Uesb Notícias 1ª Edição, da TV Uesb, o secretário interino de Mobilidade Urbana, Gildasio Dantas, explicou que a Rua Siqueira Campos foi a escolhida para essa fase inicial de testes porque, segundo ele, a rua transporta o maior número de pessoas na cidade.
“Nós escolhemos a Avenida Siqueira Campos porque ela transporta o maior número de usuários do transporte que vem das faculdades, das universidades, para o Centro, ou dos bairros para o Centro”, disse.
Os comerciantes que realizaram a manifestação pediram diálogo com a Prefeitura para poder chegar em um acordo. De acordo com o secretário interino, ele chegou a conversar com os manifestantes, mas afirmou que será necessário que eles formem uma comissão e procurem a Prefeitura.
“Nós estivemos lá, o coordenador, eu como secretário interino, gabinete da prefeita, estivemos na manifestação, atendemos até uns colegas de vocês da imprensa, e eles precisam se organizar, formar uma comissão. Não dá para conversar com 50, 60 pessoas ao mesmo tempo. Eles precisam de organizar, formar uma comissão e procurar a Prefeitura para que possa haver o diálogo”, contou.
Ainda de acordo com o secretário interino, os cones não serão retirados do local e a Prefeitura irá dar sequência a operação até o dia 10 de abril. “A Prefeitura vai continuar com a operação que foi criada, a gente não tem nenhum plano para retirar, pelo menos por enquanto. O decreto prevê essa faixa exclusiva, experimental do dia 18 até o dia 10 de abril”, pontuou.
O período de teste de funcionamento da faixa exclusiva, segundo decreto assinado pela prefeita Sheila Lemos e publicado na edição do Diário Oficial do Município.De acordo com secretário interino, a iniciativa faz parte do Projeto Conquista 15 minutos, que tem o objetivo de transportar os passageiros do Centro para os bairros, ou, dos bairros para Centro em 15 minutos.
“Nós estamos fazendo essa experimentação, tanto a nível de transporte, como também a nível de respostas dos semáforos, isso tudo a gente está analisando para ir ampliar o sistema. O Conquista 15 minutos quer exatamente trazer a população dos seus bairros para o Centro da cidade em 15 minutos e não há como se não tiver trechos exclusivos para ônibus”, disse.
Veja a seguir a entrevista na íntegra: