CONQUISTA: Coordenação do Procon Municipal prepara reestruturação do órgão
Foto: Secom PMVC
Nesta terça-feira, 15 de março, data em que se celebra internacionalmente o Dia do Consumidor, uma boa notícia para os consumidores de Vitória da Conquista. O governo municipal prepara a reestruturação do Procon Municipal, órgão ligado à Procuradoria Geral do Município (PGM) e que atua na orientação e defesa dos direitos do consumidor.
“Pretendemos realizar uma reestruturação vigorosa do Procon, o que representará um marco para a Administração Municipal e fará com que os objetivos do órgão sejam alcançados de uma forma muito mais eficiente e que os consumidores sejam muito melhor atendidos”, assegurou o coordenador municipal do Procon, Murilo Mármore.
A requalificação do serviço, conta o coordenador, foi proposta a partir de um diagnóstico das demandas existentes no órgão e acolhida pela prefeita Sheila Lemos e pelo procurador-geral do Município, Rafael Vilas Boas. Entre as melhorias previstas, está o funcionamento do Procon em uma nova sede.'
“Já estamos buscando essa sede nova, com um espaço físico mais adequado para essas melhorias que pretendemos implantar, a exemplo de um número maior de fiscais”, contou o coordenador. Por mês, o Procon realiza em torno de 500 novos atendimentos, que abrangem registro de queixas, audiências de conciliação, entre outros.
Segundo o coordenador do órgão, a reestruturação representará um marco para a administração
Mas enquanto a reestruturação física não é efetivada, o Procon avança em outras frentes para aperfeiçoar o serviço. Na última semana, Murilo Mármore, esteve reunido com representantes da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) para discutir a criação de um canal direto entre os órgãos para atendimento das queixas apresentadas pelos consumidores via Procon.
“Quem ganhará com isso será o consumidor que será atendido de uma forma mais rápida e eficiente. E isso não é específico para a Coelba, diz respeito também à Embasa e às empresas privadas. Já estamos fazendo esses contatos”, assegura o coordenador.
E neste dia dedicado aos consumidores, Murilo Mármore orienta ainda algumas atitudes preventivas que devem ser adotadas por eles nas relações de consumo. “O consumidor é parte fundamental nesta relação e, por esta razão, ele deve sempre estar atento à exigência quanto à nota fiscal e não demorar para procurar o Procon, quando a lesão ao seu direito acontecer”, enfatizou.
O Procon Municipal funciona de segunda a sexta, na Praça Virgílio Ferraz, nº 86, Centro.