Russos conhecem carnaval e futebol, mas ignoram visita de Bolsonaro a Moscou
Foto: Reprodução/TV Brasil
A viagem do presidente brasileiro Jair Bolsonaro a Moscou, que começa nessa terça-feira (14), é acompanhada de perto pela imprensa no Brasil. Mas poucas horas antes do início da visita, pouca gente sabia que o chefe de Estado ia desembarcar na capital russa e se encontrar com Vladimir Putin. Mesmo assim, alguns comentam o momento escolhido para a visita, em plena crise entre Moscou e a comunidade internacional.
Silvano Mendes, enviado especial a Moscou
Basta pronunciar a palavra “Brasil” nas ruas de Moscou para que os russos deixem de lado a postura sisuda, de rigor nas ruas da capital, principalmente com os termômetros abaixo de zero, como é o caso nesse momento. “Futebol”, “Amazônia” e “Favelas” foram as expressões mais ouvidas pela reportagem da RFI na noite desta segunda-feira (13) quando o nome do país latino-americano foi mencionado.
“Carnaval” e “calor” também estavam entre os termos mais lembrados, com alguns entrevistados arriscando cantarolar e até insinuar um movimento de dança em plena avenida Tverskaïa, a principal do Moscou, que desemboca na Praça Vermelha e no Kremlin. No entanto, das dezenas de pessoas encontradas em diferentes bairros da cidade, praticamente ninguém mencionou a visita do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que voava naquele momento em direção à capital russa.
“Nós seguimos a atualidade com atenção e soubemos quando outros presidentes vieram aqui, como [o francês Emmanuel] Macron, que passou pela cidade. Mas o brasileiro eu não sabia”, comenta uma senhora que, como muitos entrevistados, não conhecia o nome do chefe de Estado brasileiro.
RFI